quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Conhecendo uma fábrica de vitrais



Todos nós sabemos que Deus é o Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Tudo o que existe foi criado por Deus: os minerais, os vegetais, os animais, o homem, o anjo e a graça!
Victor Hugo dizia que todas as criaturas, que saíram, por assim dizer, “das mãos de Deus”, podem ser chamadas, “filhas” de Deus; e todas as coisas que são feitas pelo homem, a partir das criadas por Deus, são como que, as “netas” ou “netos” de Deus.
Então, por exemplo, uma ponte feita pelo homem com pedras criadas por Deus, é uma “neta” de Deus;
um palácio é um “neto” de Deus, que foi feito pelo homem, que é filho de Deus.
Teologicamente falando, “filhos de Deus”, são só os homens e os anjos (os anjos no livro de Jó são denominados “filhos de Deus”, cf. Jó 1, 6), enquanto que os outros seres são meras criaturas, não participando da vida da Graça.
Mas vemos que Victor Hugo, com esse pensamento, quis dar uma ideia de que Deus, de certa forma, deu ao homem a possibilidade de “criar”. Não à maneira que Deus cria, ou seja, a partir do nada, mas a partir das coisas que foram criadas por Ele.

                          As jovens do setor feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo estiveram neste mês de agosto na Serra da Cantareira,SP, conhecendo a fábrica de uma belíssima criatura, neta de Deus: os vitrais!

 

                                         O vitral consiste em composições feitas com peças de vidro colorido e translúcido, fixados com pequenas barras de chumbo, que se moldam aos diversos formatos nos quais os vidros são cortados para formar as figuras.
Um dos funcionários da fábrica apresentou às presentes, passo-a-passo, como é confeccionado esse belíssimo objeto.  

2 comentários:

Pio disse...

Salve Maria !
Realmente os vitrais trazem algo de muito especial às igrejas e capelas. Lembro-me da primeira vez que fui à Basílica de Nsa. Sra. do Rosário no Thabor, a luz adentrando a Basílica através dos vitrais e o colorido que produz no seu interior são algo indescritível.
Que a Luz do mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo, continue a iluminar os Arautos do Evangelho, de forma especial a Ordem Segunda, na sua Missão evangelizadora.

Unknown disse...

Salve Maria |
Gostaria de colocar vitrais na igreja matriz de santa luzia em fortaleza - ceará. Estou procurando quem faça.