terça-feira, 4 de novembro de 2014

Hagiografia: São Crisanto e Santa Dária



               Certamente ao correr os olhos sobre o nome destes insignes santos — São Crisanto e Santa Dária —, muitos, surpresos por desconhecer tais personagens, devem se perguntar: “quem são?”, “o que fizeram?”, “em que época viveram?”. Entretanto, inúmeros são os santos ignorados por nós católicos, uma vez que são tão numerosos, principalmente os procedentes dos primeiros anos do cristianismo.
 Referimo-nos a dois santos mártires, cuja festa celebra-se no dia 25 de outubro. Crisanto, proveniente de família pagã, havia se convertido ao cristianismo a contragosto de seu pai, que, furioso, procurou dissuadi-lo de suas convicções cristãs colocando-o diante de ocasiões que o levassem a pecar e abandonar o cristianismo. Porém, inúteis foram os esforços, paternos, pois ele não só se fortalecia diante de tais provas, mas confirmava sua fé diante dos prodígios divinos.
 Em certa ocasião, seu pai enviara mulheres para que o tentassem... Entretanto, Deus mandou a elas um sono tão profundo, que não tinham forças sequer para se alimentar.  Em outra circunstância, Dária — virgem sábia e consagrada à deusa Vesta — fora convencê-lo  a que adorasse aos deuses; porém, ele não só tornou vã suas tentativas, mas através de seus firmes argumentos converteu sua interlocutora, a ponto de unir-se a ela em matrimônio, consagrando os dois sua virgindade a Deus.
Contudo, estes dois cristãos unidos pela fé, após serem perseguidos e defendidos pelos auxílios divinos — como Dária que, diante de homens que lhe queriam fazer mal foi protegida por um leão; e Crisanto que, diante dos piores suplícios, não fora atingido por dor alguma — foram jogados em um fosso e esmagados por terras e pedras, sendo martirizados no ano 211 do Senhor. 

Um comentário:

Pio disse...

Santos e Santas de DEUS, intercedei por nós.
Salve Maria !