sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Jovens recebem o sacramento do Batismo e da Eucaristia

 
 
  O sacramento do batismo produz, em quem o recebe, uma série de divinas maravilhas.
  Eis as principais:
a) Infunde a graça santificante com o matiz especial de graça regenerativa, que é a própria do batizado, tornando‑o capaz para a recepção de todos os demais sacramentos.

b) Converte o batizado em templo vivo da Santíssima Trindade, pela divina inabitação em todas as almas em estado de graça.
 
c) Infunde o germe de todas as virtudes infusas e dos dons do Espírito Santo.

d) Torna‑o membro vivo de Jesus Cristo, como vara da divina Videira (Jo 15, 1‑5).

e) Imprime o caráter batismal, que nos incorpora como membros vivos do Corpo Místico de Jesus Cristo, que é a Igreja, e nos dá uma participação real e verdadeira (se bem que incompleta) no sacerdócio de Jesus Cristo. Esta participação sacerdotal se aperfeiçoa com o caráter do sacramento da Confirmação e adquire a plenitude com o caráter do sacramento da Ordem.

f) Apaga totalmente da alma o Pecado Original e todos os pecados atuais que tenham sido cometidos pelo batizado. Os pecados não são cobertos — como dizem os protestantes —, mas apagados e desaparecem definitivamente. Assim o definiu expressamente o Concílio de Trento (D 792).

g) Perdoa toda a pena devida pelos pecados, tanto a temporal como a eterna. De modo que se um pecador recebe o batismo no momento da morte, entra imediatamente no Céu, sem passar pelo Purgatório. Assim o ensinou expressamente o Concílio de Florença (D 696) e o definiu o de Trento (D 792).
 Diante destas inefáveis maravilhas, não há dúvida de que o maior dia da vida do católico é o de seu batismo, ainda que seja recebido inconscientemente, pouco depois de ter nascido.

Neste dia fazemos um salto até o infinito. Ingressamos na família de Deus, como filhos adotivos, nos tornamos irmãos de Jesus Cristo e co‑herdeiros com Ele de sua herança infinita no Céu.  (Pe. Antonio Royo Marín, Somos hijos de Dios, BAC, Mdrid, 1977, cap. 7.  )
 
No domingo, dia 09/11/2014, após concluir o período de preparação no curso de Catecismo, duas jovens receberam o Sacramento do Batismo, passando agora a fazer parte da família de Deus, na Santa Igreja Católica. Na ocasião tiveram também a extraordinária graça de receber Jesus Sacramentado pela primeira vez, juntamente com mais outras quatro crianças que haviam se preparado para este grande acontecimento.   
Os sacramentos foram realizados na Igreja Santa Edwiges, no Vale dos Pinheiros em Nova Friburgo, em santa Missa celebrada Pe. Lourenço Ferronatto E.P. O coral do setor-feminino dos Arautos do Evangelho cantou durante a cerimônia.

 
 

Nenhum comentário: