segunda-feira, 24 de março de 2014

Cooperadores dos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo



                             É comum ouvirmos a pergunta: “Nos Arautos do Evangelho entram só jovens?” Ou o comentário: “Se eu ainda fosse jovem, entraria nos Arautos do Evangelho”. Entretanto, “No Céu há muitas moradas”, diz uma conhecida frase, que bem pode ser aplicada aos Arautos.
                           Nesta Associação de fiéis de Direito Pontifício há o ramo masculino- dos consagrados que vivem em comunidade, e o ramo feminino- consagradas que também têm vida comunitária. Mas há também o setor dos Cooperadores! São casais ou pessoas solteiras que têm sua vida profissional e familiar normal fora da comunidade, mas que admiram o carisma dos Arautos e querem fazer parte desta maravilhosa família. Dedicam-se, portanto, nas horas vagas ao Grupo, reúnem-se frequentemente para retiros de formação espiritual, atividades de Missão, etc.
                           Em Nova Friburgo um animado conjunto de Cooperadores dos Arautos do Evangelho reúne-se periodicamente num dia de confraternização, onde assistem a uma reunião de formação, participam da Santa Missa e encerram com uma saborosa pizza.
                            Neste mês de março a reunião deu-se na residência do Setor Feminino dos Arautos do Evangelho. No final das atividades, as jovens fizeram uma inocente apresentação musical aos presentes, com cânticos em português, latim e alemão.





sexta-feira, 21 de março de 2014

Colégio Vevey la Jolie e Projeto Futuro e Vida


“Colhe-se o que se planta”, diz um famoso ditado. Numa região de plantações em Nova Friburgo, o bairro Conquista, podem-se avistar  plantações de frutas, verduras, legumes e hortaliças; todas viçosas, verdinhas e de boa aparência.
Nesse cenário o Projeto Futuro e Vida foi também plantar uma boa semente: realizou mais uma apresentação musical no Colégio Vevey la Jolie.  Esperemos que tal como as sementes das hortaliças, esta semente de cultura produza seus frutos.





quinta-feira, 20 de março de 2014

Projeto Futuro e Vida na E. E. Marcílio Dias



O Colégio Marcílio Dias recebeu mais uma vez com entusiasmo o Projeto Futuro e Vida. Tanto no turno matutino quanto no vespertino, alunos, professores e funcionários puderam “viajar” pela apresentação musical oferecida pelos Arautos do Evangelho. Calorosos aplausos brotavam naturalmente dos assistentes após cada número apresentado.




Seminaristas revestem-se da batina na Solenidade de São José



               Na solenidade de São José, Patrono da Santa Igreja, os dois seminaristas que passaram pelo Propedêutico – período de discernimento vocacional no seminário - receberam a batina em solene Missa celebrada por nosso Bispo diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso.
                 Em sua belíssima homilia, Dom Edney mostrava a beleza do uso digno da batina: “Diz-se que ‘o hábito não faz o monge’, mas o monge dignifica o uso do hábito”. Fez também alusão à nobreza da vocação para o sacerdócio e, com sabedoria e paternalidade, orientou-os à fidelidade a este Chamado.
              Ao revestirem-se das batinas, o coral do Setor Feminino dos Arautos do Evangelho entoou o “Veni Creátor Spíritus”, em gregoriano. As demais músicas da Missa foram também cantadas por elas, em honra ao glorioso São José.






quarta-feira, 12 de março de 2014

Projeto Futuro e Vida na E. M. Claudir Antônio de Lima


            

              A Escola Municipal Claudir Antônio de Lima, no bairro Catarcione, recebeu com entusiasmo a apresentação musical oferecida pelo Projeto Futuro e Vida neste dia 12 de março. Tanto os alunos do turno matutino quanto os do vespertino e também professores e funcionários, acompanharam atentamente o evento; mas mais do que isso, com evidente interesse interagiram bem nesse animado momento cultural.


             A atividade iniciou-se com a familiarização dos alunos aos instrumentos musicais, associando nome, formato e som, seguida da execução de peças instrumentais pelo setor masculino dos Arautos do Evangelho. Após isso, o setor feminino entrou com o famoso Cantáte Dómino, de Handel, e apresentou canções de diversos países. Um solo de percussão fechou com chave de ouro a apresentação.


                
               O que terá sido isso: apenas um momento cultural, ou também uma obra de caridade?
              Não é verdade que a alma humana tem sede do belo, da pureza e da harmonia, e aí encontra a paz e um conforto que nada paga? Pois bem, os Arautos do Evangelho desejam levar a quem quer que seja essa oportunidade. A alegria que recebem de retorno é gratificante, e prova o quanto são necessários momentos como esse.

terça-feira, 11 de março de 2014

Peregrinação à Igreja do Sagrado Coração de Jesus em São Paulo



“Que alegria quando me disseram: vamos à Casa do Senhor”!
Esse salmo bem exprime a alegria que experimentou um animado conjunto de estudantes do Setor feminino dos Arautos do Evangelho quando recebeu a notícia de que iria visitar a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo. neste fim de semana após o feriado de carnaval. O verbo “visitar” não exprime o que se deu... Melhor dizendo, lá foram em peregrinação.
Passando por cada altar, ali fizeram sua prece e admiraram a riqueza de espiritualidade que essa abençoada Igreja guarda e dispõe a quem transpõe as portas desta histórica Igreja dos salesianos.





Diante da imagem do Menino Jesus discutindo com os doutores da lei, por exemplo, pediram a Ele Sabedoria para enfrentar os dramas da vida; diante da Virgem Auxiliadora, pediram em conjunto a graça da confiança plena em Seu maternal amparo. E após percorrer cada local, até a bela Sacristia do recinto sagrado, voltaram com a alma cheia de entusiasmo e admiração.