quarta-feira, 1 de julho de 2015

A Princesinha Carvoeira

Havia uma jovem carvoeira que passava noites em claro na floresta queimando lenha para fazer carvão e vender na cidade no dia seguinte. Em seu coração, porém, pulsavam outros anseios e, maravilhada, admirava quem tinha a ventura de poder realizá-los: entrar na belíssima Catedral sem aquelas vestimentas enegrecidas pelo carvão; poder servir no castelo da rainha, ver de perto as damas da corte e os guardas uniformizados. Mas, sabia que tinha nascido carvoeira e assim seria até o fim de seus dias.
Certa vez aproxima-se dela uma nobre e educada donzela, perguntando se não tinha outras esperanças além de ser carvoeira. A jovem abre-lhe seu coração e explica sua admiração por algo muito superior, mas mostra-lhe que é resignada no trabalho que Deus lhe deu. 

A nobre donzela, entretanto, começa a contar-lhe a história da rainha e de sua filhinha que, ainda bebê, foi roubada do berço real por assaltantes. Depois disso, foi abandonada na floresta e encontrada por um casal de carvoeiros que, sem saber da procedência da criança, levou-a para junto de si e a adotou como filha.
Da parte da rainha, a nobre vem anunciar à carvoeira que esse casal eram seus pais, e a princesa não é outra, senão ela mesma! Ali estava a princesinha, no ofício de carvoeira.

A jovem é levada à presença da rainha que, com todo afeto a recebe e introduz em sua casa, em seu palácio.
 Essa bela história foi encenada no último fim de semana de junho para as alunas do Projeto Futuro e Vida que, atentas, participaram da narração.
Em certo sentido, somos aqui na terra como aquela princesinha carvoeira: nossa pátria verdadeira é o Céu, e aqui por vezes nos encantamos com a maravilha que existe junto de Deus na eternidade.
No fim da peça teatral, várias as alunas receberam uma bela lembrança como prêmio de honra de participação assídua nas atividades oferecidas pelo Projeto.

Nenhum comentário: