quarta-feira, 5 de agosto de 2015

XIV Congresso Feminino- terceiro dia e encerramento


No terceiro dia do XIV Congresso feminino foi abordado o tema “Chamado”. Quando Deus me chama, estou disposto a ouvi-lo?
A primeira encenação versou sobre a Parábola do tesouro escondido no campo. Quem o encontra, vende tudo o que tem para comprar aquele campo e possuir o tesouro. Assim também acontece no campo espiritual. Quando me deparo com a graça de Deus e com o tesouro de possuí-lo, é preciso reconhecer tal dádiva e fazer de tudo para não deixar passar a hora da graça, seguindo-a sem titubear.









                     Foi também encenada a parábola do anfitrião que prepara um grande banquete para seus amigos. Esses, entretanto, dão várias justificativas para não comparecer: um comprou um campo; outro, acabou de casar-se; outro ainda, comprou uma junta de bois. O dono da casa, então, triste pela ingratidão, convida coxos, cegos e aleijados para participarem do festim. Símbolo da graça que a Providência Divina dá a certas almas, mas que são rejeitadas. Deus, então, chama para si os mais débeis, que correm ao seu encontro. E é justamente “na fraqueza que Deus mostra toda a sua força”.











                                                                         “Quando alguém é convidado por Deus a dar mais de si e não aceita, sempre arruma uma justificativa. “Peço-te que aceite as minhas desculpas”. Admitir o erro pelo erro, a pessoa não faz. Então ela dá uma razão para justificar-se. Razões que são dadas para não ir mais adiante.
Esses estão fora do banquete já na terra. Estão felizes? O que deu a desculpa de ter o campo, se não tem a bênção de Deus... vai sofrer com aquele campo, pois comprou um campo para benefício próprio. Pior ainda se ele comprou o campo para esquecer-se de Deus. Não há bênção de Deus àquele que é convidado e se nega a aceitar o convite.”  (Trecho da conferência sobre o “Chamado”)

                   O último sketch tratou sobre a Parábola dos Talentos, fazendo compreender a importância de retribuir e fazer render os dons que Deus nos dá, como gratidão a tantos benefícios.




                                                                                 O Congresso encerrou-se com uma belíssima homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, realizada na parte externa do prédio do Monte Carmelo. 

Após esta, um jantar festivo fechou esses benditos dias, de onde todas as participantes puderam levar como lembrança uma bela imagem do Sagrado Coração de Jesus, confeccionada pelas próprias Irmãs residentes em Monte Carmelo.
Também no jantar, as participantes tiveram uma animada sessão de “perguntas e respostas” valendo prêmios, sobre os temas tratados no Congresso.




                                                                                                                     No dia seguinte, estavam todas partindo para as suas cidades, carregando, além da bagagem, inúmeras recordações e princípios aprendidos nesses abençoados dias de Congresso, que deixaram saudades.

Nenhum comentário: