sábado, 26 de setembro de 2015

Abertura do curso de consagração a Jesus Cristo, pelas mãos de Maria

São Luiz Maria Grignion de Montfort propõe em seu “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” um método de consagração a Jesus Cristo, a Sabedoria Eterna e Encarnada, pelas mãos de Maria. Afirma São Luiz na introdução de seu livro que “por meio da Santíssima Virgem Jesus Cristo veio ao mundo e através dele também deve reinar no mundo”.
Sendo os Arautos do Evangelho ardentes devotos da Santíssima Virgem, todos os anos realizam cursos de preparação para esta consagração segundo o método de São Luiz, do qual podem participar todos os que desejarem.
Neste último domingo, o Setor-Feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo realizou uma palestra sobre a razão e a importância da intercessão de Maria Santíssima, com a finalidade de abrir mais um grupo com aqueles que desejam preparar-se para essa consagração. A exposição foi ilustrada com uma belíssima peça teatral, cujo enredo segue abaixo.
Uma jovem, de nome Catarina, entrou com verdadeiro encanto e doação para a vida religiosa, tornando-se modelo para as outras Irmãs que conviviam consigo. Os anos se passaram, e, infelizmente, a pretensão mesclou-se à sua entrega dedicada. A Irmã Catarina foi removida do cargo que gozava na Ordem, e cedeu à terrível tentação da revolta.
Inconformada, Catarina encontra-se com uma feiticeira, que lhe promete restituir fama, prestígio e dinheiro, desde que comprometa entregar sua alma aos infernos. Catarina hesita, mas ao fim aceita o imundo trato, vindo depois a gozar do que procurava, apesar dos remorsos que a consciência lhe infligia. Habituou-se, entretanto, com aquele imenso pecado, voltando a procurar a feiticeira pedindo mais prazeres. Esta promete dar-lhe muito mais, desde que renegue os nomes de Jesus e de Maria. Catarina se assusta, mas renega Jesus. Na hora de renegar Maria, Catarina não tem coragem e foge desesperadamente.
Tempos mais tarde, Catarina arrepende-se profundamente, procura um sacerdote para confissão, mas não tem coragem de acusar esse grande pecado. O Padre percebe, não consegue dar a absolvição, aconselhando-a que se confesse bem. Tomada pela vergonha, ela não conta. Dirige-se a uma Igreja rezando diante de uma imagem de Maria Santíssima com o Menino Jesus nos braços.
Ali Catarina pede a graça do perdão e a coragem para confessar-se. Inesperadamente a Imagem toma vida, e o Menino Jesus não olha para aquela que o negou. A Santíssima Virgem lhe pede, recebendo como resposta: “Mãe, ela me negou”.  A Mãe de Misericórdia levanta-se, ajoelha-se diante do Deus menino e suplica: “Meu, filho, senão por ela, atendei o pedido de sua mãe, perdoando essa mulher.” O Menino Jesus, então, responde: “Mãe, à Senhora eu não nego nada. Então, eu perdoo”.
Catarina vai confessar-se, e a partir daí vive uma vida de penitência e sincera virtude, confiando na intercessão dAquela que lhe aproximou mais de seu Filho Jesus.
Após a exposição, todos sentiam a mão maternal de Maria Santíssima e sua bondade. Os presentes puderam optar por fazer sua inscrição no curso, que já terá início no último domingo de setembro, certos de que a devoção a Maria só acrescenta para crescermos no amor, na união e na adoração a Nosso senhor Jesus Cristo.















Um comentário:

Pio disse...

Salve Maria !
Excelente iniciativa, a Consagração à Jesus por Maria é a própria essência do ser Católico.
Desejo que todos possam, à partir deste curso, dar este passo fundamental em suas vidas espirituais.
Em Jesus, por Maria !