terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Simpósio sobre os Conselhos Evangélicos


Durante a programação de férias do Projeto Futuro e Vida foi realizado um simpósio sobre os conselhos evangélicos: Pobreza, Castidade e Obediência. Os temas foram apresentados através de animadas exposições, ilustradas com vídeos e peças teatrais.
·        Pobreza
No primeiro dia, tratou-se sobre a pobreza, virtude premiada pelas bem-aventuranças (Cf. Mt 5,3), que consiste “na renúncia exterior e, sobretudo, no desprendimento interior de todo afeto aos bens deste mundo”.
Historia de Santo Eulólio
 Como ilustração da doutrina foram feitas duas peças teatrais. Uma delas contava a história de Santo Eulólio, um pobre carvoeiro que, apesar de pobre, possuía a generosidade perfeita e a verdadeira caridade. Este ajudava a todos que via pelo caminho, curando não só as enfermidades físicas, mas, sobretudo, as espirituais, através de conselhos e palavras cheias de sabedoria.
Entretanto, certa vez, um peregrino, admirado pela virtude do santo homem que, apesar de pobre, transbordava em generosidade, resolveu pedir a Deus a riqueza para esta boa alma, achando que, com dinheiro, este cresceria ainda mais em generosidade para com os outros.  Com isso - apesar de ser advertido por seu Anjo da Guarda de que o que pedia era algo arriscado -, apresentou-se como fiador diante de Deus, responsabilizando-se pela alma daquele pobre carvoeiro.
Porém, pobre alma! Em pouco tempo aquele homem tão humilde, generoso, rico em virtudes, transformou-se em um vulcão de vaidades... Do Egito, resolveu ir para Paris e lá levou uma vida de pecado, muito diferente da vida que levava outrora. Seu fiador, ao saber do que se passara, correu ao seu encontro para adverti-lo, porém, sem obter resultados, pois este o ignorou, afirmando nem sequer conhecê-lo. Com isso, o peregrino, afligido pela culpa da perdição daquela alma, não encontrou outro meio senão rezar o Rosário, a fim de implorar a conversão de Eulólio. Pouco tempo depois, Eulólio, que estava cego pela riqueza, converteu-se e decidiu voltar para sua terra a fim de apegar-se não aos bens que passam, mas assim aos que não passam.
·        Castidade
O segundo dia de simpósio tratou sobre o a Castidade, virtude angélica tão rara em nossos dias, que deve ser cuidada como um valioso e delicado objeto de cristal, a fim de permanecer intacta.
Para exemplificar a preciosidade e fragilidade da virtude da castidade foi contada uma metáfora através de representações teatrais que mostravam a pureza como um diadema que deve ser conservado com muita oração e vigilância.
·        Obediência
No último dia o tema foi a virtude da obediência. A mais árdua e meritória, pois na pobreza entrega-se os bens; na castidade, o corpo; mas, na virtude da obediência, entrega-se algo muito mais difícil: a vontade.
E para ilustrar a mais importante das três virtudes foi apresentado um teatro mostrando as várias formas de justificar a prática da obediência para fazer a própria vontade. Entretanto, não faltou na encenação o verdadeiro exemplo de obediência, disposto a fazer tudo com alegria, prontidão e sem murmurações.

No segundo dia do simpósio também foi feita uma atividade para os pais das participantes do projeto, que iniciou com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Lourenço Ferronato E.P., seguida de jogos e pizza, feita no própria casa do projeto.

Durante os três dias, além de reuniões todas as manhãs, o Santíssimo Sacramento  permaneceu exposto na Capela, onde todas puderam fazer por alguns minutos companhia a Jesus Sacramentado. Também foram feitos treinos de canto gregoriano, no qual todas puderam aprender a beleza do cerimonial e a sacralidade da música na liturgia.
O simpósio encerrou com uma reunião de perguntas e resposta valendo prêmios, no qual se pôde comprovar a atenção que das participantes nos temas tratados durante esses abençoados dias. 
 

domingo, 25 de janeiro de 2015

Apostolado do Oratório em Euclidelândia-RJ

No dia 08 de janeiro, o coral do setor feminino dos Arautos do Evangelho cantou na Missa e procissão comemorativa de um ano do Apostolado do Oratório na Paróquia de Santa Rita do Rio Negro, em Euclidelândia-RJ. 
No final da Celebração realizou-se a coroação da imagem peregrina do Imaculado Coração de Maria, seguida de uma abençoada procissão luminosa com cânticos e aclamações em louvor a Maria Santíssima. Ao término da Santa Missa, o Padre Pe. Luiz Fernando dos Santos recebeu de presente dos coordenadores do Apostolado um belo distintivo do Oratório do Imaculado Coração de Maria, em agradecimento ao incentivo e apoio prestados ao Apostolado do Oratório em sua paróquia. 

domingo, 18 de janeiro de 2015

Primeiro Sábado do mês de Janeiro

Primeiro sábado na Catedral
No dia 03 de janeiro, foi realizado mais um Primeiro Sábado na Catedral de Nova Friburgo a fim de incentivar os fiéis à devoção e prática da comunhão reparadora, pedida por Nossa Senhora em Fátima.
 A celebração teve início às 8h com a entrada solene da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. A missa foi presidida pelo Pe. Marcos Vinícius, vigário geral da diocese de Nova Friburgo e Pároco da Catedral.
O coral do setor feminino, com ajuda de cooperadores dos Arautos do Evangelho, enriqueceu a cerimônia com cânticos em louvor a Nossa Senhora e ao Menino Jesus.
Após a celebração da Santa Missa, a imagem de  Nossa Senhora foi coroada pelo Diác. Anderson enquanto todos a saudavam com calorosas palmas e entusiásticos  ”vivas”. Em seguida houve quinze minutos de meditação, cujo tema versou sobre a Epifania, e recitação dos mistérios gozosos do Santo Rosário.
Primeiro Sábado em Cordeiro

Também em Cordeiro os Arautos do Evangelho realizaram a prática da comunhão reparado dos Primeiros Sábados. A cerimônia teve início às 17h e contou com a presença de muitos coordenadores de oratório e participantes da campanha de Nossa Senhora de Fátima da região. No final da Missa, após a coroação da imagem, foram abençoados mais dois novos Oratórios que deverão circular por mais 60 famílias da cidade de Cordeiro. 

sábado, 17 de janeiro de 2015

Inauguração da Capela Nosso Senhora do Bom Sucesso


No dia 19 de dezembro, foi inaugurada a capela do Setor Feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso. A cerimônia transcorreu com uma solene Missa celebrada por D. Edney Gouvêa Mattoso, Bispo diocesano de Nova Friburgo, e concelebrada pelos Revmos. Padres Marcos Vinícius Brito de Macedo, vigário geral e pároco da catedral de São João Batista, e  Lourenço Ferronato E.P., superior dos Arautos do Evangelho nesta cidade. O cerimonial também contou com a ajuda do Diac. João e o acólito Ives Mozer.

Terminada a celebração, foram dirigidas palavras de agradecimento a todos os presentes, em especial aos benfeitores da Capela, e a disponibilidade e afeto do Bispo Diocesano. Como gratidão, foi-lhe entregue um terço de ágata verde e uma medalha com a fotografia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Padroeira da Capela.
Após a cerimônia, o coral do Setor Feminino dos Arautos do Evangelho alegrou a mesa das autoridades presentes, enquanto desfrutavam de um saboroso jantar.



sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Festa de Natal


No dia 21 de dezembro, o setor feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo promoveu uma comemoração natalina com as participantes do Projeto Futuro e Vida e seus familiares.
A festa iniciou-se com um breve sorteio de lembranças, seguida por retrospectiva com fotos de atividades e passeios realizados durante o ano de 2014.
Como terceiro ato da comemoração natalina, foi apresentada uma adaptação do Oratório de Natal de Shütz, no qual as participantes do Projeto não só contaram, mas também cantaram a história do nascimento do Menino Jesus, fazendo ao mesmo tempo uma representação teatral do que estava sendo narrado, que desfechou-se em um inocente concerto musical.

Após a apresentação, todos se dirigiram à capela recém-inaugurada para assistir uma solene Missa celebrada pelo Pe. Lourenço Ferronato E.P., com a participação  do coral do Setor Feminino dos Arautos do Evangelho.

Como último ato, houve uma deliciosa e natalina confraternização com todos os familiares das participantes do Projeto Futuro Vida. Como lembrança da comemoração, cada família ganhou um CD com músicas natalinas, gravadas pelas próprias jovens do coral do Setor Feminino dos Arautos do Evangelho de  Nova Friburgo.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Apresentações Natalinas


Inúmeras foram as apresentações realizadas pelo coral feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo no mês de dezembro. Porém, neste ano as integrantes do coral não se restringiram em levar a atmosfera de alegria e inocência própria aos cânticos natalinos apenas à cidade de Nova Friburgo, mas também às cidades vizinhas, como Cantagalo, Cambuci - localizada há três horas de distância - e Rio da Janeiro.
Em Nova Friburgo, foram feitas apresentações na igreja São Roque em Olaria; na TV Luau, localiza no mesmo bairro; no Asilo “Pousada Outono” e no Hospital Raul Sertã.  
Em Cantagalo a apresentação foi feita na Matriz, e teve como desfecho a veneração da imagem do Divino Infante pelo público que ali o louvava com a sua presença.
No Rio Janeiro, no dia 17 de dezembro, funcionários e enfermos do Hospital São Francisco, do bairro da Tijuca, foram cumulados pela esperança e consolação trazidas pelo nascimento do Menino Deus, ao ouvirem os harmônicos cânticos natalinos entoados pelas participantes do coral.
Também a Igreja de Santo Afonso Maria de Ligório localizada no mesmo bairro, recebeu a visita dos Arautos do Evangelho nesta mesma tarde, acompanhada por um belíssimo concerto feito pelas visitantes.