sábado, 26 de setembro de 2015

Abertura do curso de consagração a Jesus Cristo, pelas mãos de Maria

São Luiz Maria Grignion de Montfort propõe em seu “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” um método de consagração a Jesus Cristo, a Sabedoria Eterna e Encarnada, pelas mãos de Maria. Afirma São Luiz na introdução de seu livro que “por meio da Santíssima Virgem Jesus Cristo veio ao mundo e através dele também deve reinar no mundo”.
Sendo os Arautos do Evangelho ardentes devotos da Santíssima Virgem, todos os anos realizam cursos de preparação para esta consagração segundo o método de São Luiz, do qual podem participar todos os que desejarem.
Neste último domingo, o Setor-Feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo realizou uma palestra sobre a razão e a importância da intercessão de Maria Santíssima, com a finalidade de abrir mais um grupo com aqueles que desejam preparar-se para essa consagração. A exposição foi ilustrada com uma belíssima peça teatral, cujo enredo segue abaixo.
Uma jovem, de nome Catarina, entrou com verdadeiro encanto e doação para a vida religiosa, tornando-se modelo para as outras Irmãs que conviviam consigo. Os anos se passaram, e, infelizmente, a pretensão mesclou-se à sua entrega dedicada. A Irmã Catarina foi removida do cargo que gozava na Ordem, e cedeu à terrível tentação da revolta.
Inconformada, Catarina encontra-se com uma feiticeira, que lhe promete restituir fama, prestígio e dinheiro, desde que comprometa entregar sua alma aos infernos. Catarina hesita, mas ao fim aceita o imundo trato, vindo depois a gozar do que procurava, apesar dos remorsos que a consciência lhe infligia. Habituou-se, entretanto, com aquele imenso pecado, voltando a procurar a feiticeira pedindo mais prazeres. Esta promete dar-lhe muito mais, desde que renegue os nomes de Jesus e de Maria. Catarina se assusta, mas renega Jesus. Na hora de renegar Maria, Catarina não tem coragem e foge desesperadamente.
Tempos mais tarde, Catarina arrepende-se profundamente, procura um sacerdote para confissão, mas não tem coragem de acusar esse grande pecado. O Padre percebe, não consegue dar a absolvição, aconselhando-a que se confesse bem. Tomada pela vergonha, ela não conta. Dirige-se a uma Igreja rezando diante de uma imagem de Maria Santíssima com o Menino Jesus nos braços.
Ali Catarina pede a graça do perdão e a coragem para confessar-se. Inesperadamente a Imagem toma vida, e o Menino Jesus não olha para aquela que o negou. A Santíssima Virgem lhe pede, recebendo como resposta: “Mãe, ela me negou”.  A Mãe de Misericórdia levanta-se, ajoelha-se diante do Deus menino e suplica: “Meu, filho, senão por ela, atendei o pedido de sua mãe, perdoando essa mulher.” O Menino Jesus, então, responde: “Mãe, à Senhora eu não nego nada. Então, eu perdoo”.
Catarina vai confessar-se, e a partir daí vive uma vida de penitência e sincera virtude, confiando na intercessão dAquela que lhe aproximou mais de seu Filho Jesus.
Após a exposição, todos sentiam a mão maternal de Maria Santíssima e sua bondade. Os presentes puderam optar por fazer sua inscrição no curso, que já terá início no último domingo de setembro, certos de que a devoção a Maria só acrescenta para crescermos no amor, na união e na adoração a Nosso senhor Jesus Cristo.















sexta-feira, 25 de setembro de 2015

"Como é suave os irmãos viverem juntos"

A Paróquia de Santa Teresinha em Campo Grande, Rio de Janeiro, iniciou em festa sua novena à Padroeira, recebendo a visita do Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, para celebrar a Santa Missa e iniciar a novena.
A convite do Pároco, Pe. Ademilson, o coral feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo teve a alegria de participar cantando em gregoriano as partes fixas da Santa Missa, e realizando uma apresentação musical após a celebração eucarística.
O repertório constou de músicas marianas tradicionais, bem como cantos polifônicos e típicos de diversas nações. Encerrou-se a apresentação com “chave de ouro”, com a famosa canção brasileira “Luar do Sertão”, cuja letra, feita para a ocasião, homenageava Santa Teresinha, Dom Orani, o Pároco e seu vigário, e o povo campo-grandense, que acompanhava emocionado a homenagem.
Após a cerimônia, as Irmãs Arautos tiveram a honra de participar do jantar com Dom Orani e os clérigos presentes, sentindo na prática o que canta o Salmo: “Como é bom, como é suave os irmãos viverem juntos, bem unidos”.



sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Passeio no dia de feriado

O feriado de 7 de setembro foi bem aproveitado pelas alunas do Colégio Arautos do Evangelho - Nova Friburgo e do Projeto Futuro e vida em um animado passeio em Niterói e Rio de Janeiro.
Em Niterói, as jovens visitaram a parte externa da Fortaleza de Santa Cruz, onde puderam admirar a belíssima vista do mar, tendo ao fundo a Pedra do Pão de Açúcar e a pedra do Corcovado. Ali viram canhões e alguns outros símbolos da marinha brasileira.

Estiveram também no “Parque da Cidade”, onde a vista panorâmica da “Cidade Maravilhosa” realmente deslumbra qualquer visitante.

No Rio de Janeiro foram ao Jardim Zoológico, alegria de toda criança. Passeando pelas diversas áreas do local, conheceram animais das mais variadas espécies, não deixando de admirar o que cada um espelha do Criador.

Ao final do dia voltaram para Nova Friburgo contentes, certas de terem aproveitado bem um dia de feriado, crescendo mais no conhecimento e na admiração pela obra da criação.


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Primeiro Sábado de Setembro na Catedral de São João Batista

Neste primeiro sábado do mês de setembro, o setor feminino dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo atuou na Devoção dos Primeiros Sábados do mês na Catedral de São João Batista. Esta Devoção tem sido realizada em todos os primeiros sábados de cada mês na Missa das 8h na Catedral.
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima entra em cortejo e no final da Celebração é solenemente coroada por um dos presentes. Após a Santa Missa, faz-se quinze minutos de companhia a Nossa Senhora meditando num dos mistérios do rosário, e em seguida reza-se o terço. Os que desejam, podem receber o sacramento da confissão.
Assim, tem-se a oportunidade de realizar o pedido que Nossa Senhora fez à Irmã Lúcia, em uma revelação privada m 1925, e, portanto, gozar dos privilégios prometidos por Ela, de que acompanharia na hora da morte com graças especiais todo aquele que durante cinco meses seguidos praticar esta devoção.
Neste mês, a meditação versou sobre a crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, e rezaram-se os mistérios dolorosos do rosário, uma vez que em setembro celebra-se a Exaltação da Santa Cruz e o dia de Nossa Senhora das Dores.

Participe conosco deste inesquecível momento, que sempre traz graças singulares!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Colégio Arautos do Evangelho visita exposição sobre a Guarda Suíça


A cidade de Nova Friburgo teve honra de receber uma valiosa exposição sobre a Guarda Suíça, organizada pelas autoridades suíças aqui representadas pelo Cônsul Geral da suíça no Rio de Janeiro, Sr. Giancarlo Fenini, em harmonia com a Diocese de Nova Friburgo. A exposição deu-se no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na última semana do mês de agosto.
Os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Arautos do Evangelho-Nova Friburgo tiveram a grata satisfação de visitar a mostra, conhecendo curiosidades e admirando a valentia desse povo que há séculos tem a incumbência de defender o Santo Padre, e cujo sangue faz parte da história de Nova Friburgo e corre nas veias dos genuínos friburguenses.
Sobre a Guarda-Suíça
A Guarda Suíça Pontifícia é a unidade armada mais antiga do mundo. É formada por um grupo de soldados suíços que protege permanentemente o Papa no Vaticano e em viagens, desde 1506. Além disso, a Guarda é sentinela da entrada da Cidade do Vaticano e, quando necessário, faz a segurança do conclave.
Mesmo com a proteção permanente da Guarda Suíça, o Papa consegue agir com plena independência e liberdade, tanto em Roma como no exterior. Não há nenhum outro chefe de estado que esteja em contato tão direto com o povo. Isso é o que torna única a experiência de ser guarda-costas da Guarda-Suíça.
Os primeiros guardas suíços chegaram atendendo ao pedido de proteção do Papa Júlio II, em 1506. Os guardas saíram do cantão de Uri, atravessando a Suíça pela Via Francigena. A Via Francigena, estabelecida há mais de 2000 anos, é uma das rotas de peregrinação mais conhecidas na Europa, nascendo na Inglaterra e passando pela França, Suíça e Itália. A Via Francigena corta várias paisagens espetaculares na Suíça – montanhas, vales, lagos e vinhedos. Cerca de 750 km separam a Suíça e Roma.
Não é por acaso que o Papa Júlio II escolheu os soldados suíços para a sua proteção. Além de serem conhecidos pela força, bravura sentimentos nobres e fidelidade, na época, eram considerados invencíveis e os melhores do mundo. Sem cavalaria e com uma artilharia com poucas opções, inventaram uma tática de movimentação superior àquelas do período.
O serviço da Guarda Suíça é diferente de todos os outros existentes, devido a mescla de tradição e modernidade. A missão é a mesma de 500 anos atrás: proteger o Papa e sua residência. Mas os métodos e estratégias de proteção mudaram com o tempo.
Uniforme
O uniforme militar mais famoso do mundo foi definido e desenhado por um Comandante da Guarda Suíça nos primórdios do século XX. As cores se referem aos brasões do Papa Júlio II e da Família Médici. O uniforme é feito sob medida e só é usado por um único sentinela.


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Dom Edney visita comunidade feminina dos Arautos do Evangelho

A convite das Irmãs da Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum, Dom Edney Gouvêa Mattoso esteve visitando a residência feminina dos Arautos do Evangelho de Nova Friburgo neste último dia 30 de agosto, por ocasião do seu 28º aniversário de ordenação presbiteral.
Como primeiro ato, Dom Edney celebrou a Santa Missa na Capela da residência, dedicada a Nossa Senhora do Bom Sucesso, na qual estavam presentes as Irmãs que residem na casa, adolescentes e crianças que participam das atividades ali promovidas e seus familiares.
Em seguida todos desfrutaram de um agradável momento de convívio no jantar oferecido aos presentes. No final deste, as mais jovens apresentaram a Dom Edney um concerto de canções populares infantis de diversos países, bem como uma encenação de fantoches narrando a inocente fábula de uma formiguinha que, passando por apuros, apenas encontrou auxílio na bondade de Deus. A apresentação encerrou-se com um hino a São José, durante o qual foi entregue uma lembrança ao aniversariante, como gratidão por todo o bem que tem feito a seu rebanho.